candidiase feminina e receitas caseiras para o alivio imediato para candidíase vaginal

3 Receitas Para O Alívio Imediato Da Candidíase Vaginal

Há tempos a candidíase vaginal vem sendo um problema muito relatado pela medicina. Principalmente a busca do alívio da coceira e queimação, que sempre foram as principais queixa das mulheres ate os dias de hoje.

Antigamente não se compreendia tão bem essa infecção no corpo, mas a medicina já notava a candidíase nas mulheres com frequência semelhante ao que ocorre na população atual.

“As estatísticas garantem que 75% de todas as mulheres já tiveram ou terão alguma experiência de candidíase genital algum momento da vida.”

Contudo, podemos imaginar as tentativas e erros dos nossos antepassados para remediar as infecções vaginais por fungos. Pois algum tempo atrás, estudá-las era luxo para poucos, que o faziam de forma rústica e muitas vezes precária.

Foi de forma semelhante que um dia a cultura botânica foi conquistada pelos povos. E essa sabedoria foi passada a diante, nos fazendo ver na natureza a solução para muitos problemas decorrentes dela própria.

Tudo o que era descoberto se iniciava pelo simples ato de provar da natureza cada erva, raiz ou planta, até que se descobrissem os efeitos medicamentosos de cada uma delas.

Em meio a tentativas e erros, algumas experiencias se mostravam boas e outras viravam mitos. Mas o que prevaleceu até hoje foram as receitas que davam verdadeiramente certo.

Nos tempos atuais podemos contemplar alguns desses métodos já tão provadas para o alivio da candidíase. São aquelas transmitidas pelos nossos avós, antepassados e que foram tão bem compartilhadas até hoje.

Essas receitas não sobreviveram ao tempo por acaso, por isso veremos neste artigo algumas receitas caseiras para amenizar a candidíase genital e explicaremos o porquê delas funcionam tão bem.

Leia também → 15 Fatos Da Candidíase Vaginal que Toda a Mulher Deve Saber

3 Dicas Para a Coceira Vaginal da Candidíase Feminina
tratamento da candidiase
tratamento para candidiase

Como Funcionam As Receitas Caseiras?

Existe certa resistência de algumas pessoas em fazerem tratamentos naturais para algum problema íntimo. Elas podem parecer estranhas, mas na verdade, combinam especialmente bem com o nosso corpo.

O mel utilizado pelos Egípcios como cicatrizante é um exemplo disso. Para eles, o mel tinha propriedades mágicas, mas descobrimos hoje que essa mágica se chama peróxido de hidrogênio.

Hoje esse elemento está contido não somente na pomada caseira da candidíase, mas também nas inúmeras formulas da industria farmacêuticas de pomadas.

Os elementos naturais são também utilizados por outros animais, e parece que instintivamente. É exatamente o que os gatos fazem ao ingerirem certas plantas para desobstruírem o estomago do acumulo de pelos.

Essas plantas tem valor medicinal para nós também, e existem até mesmo algumas versões apropriadas para o preparo do chá para candidíase. Mas essa é outra história antiga revelando o grande poder da natureza quando observada pelo microscópio.

“Talvez nossos antepassados não soubessem muito bem a função dessas drogas encontradas na natureza ou o porquê de funcionarem. Parece até que as espalhavam como folclore, até que tudo pudesse ser revelado mais tarde.”

Sabemos que aquelas receitas da antiga alquimia não eram mágica como foram consideradas em época medieval. Mas cada ingrediente continha uma química própria contra certas enfermidades.

Muitos historiadores antigos já apontavam o uso do alho como um remédio diferencial que somente nos tempos de hoje ele se revelou um antimicrobiano tão admirável na medicina.

Esses e outros conhecimentos já haviam sido registrados desde antes dos povos babilônicos com funções contra inúmeros microrganismos patogênicos. Por esse motivo as receitas caseiras que veremos agora merecem tanto a nossa atenção.

Conheça também → 6 Remédios Caseiros Comprovados Para Candidíase Feminina

O Que Fazer Para Ter O Alivio Imediato Da Candidíase Vaginal?

mulher sentada sobre remédios caseiros

Muitas das receitas naturais ensinadas aqui são culturalmente famosas e extensamente utilizadas em muitas épocas.

O maior efeito a se esperar delas é de aliviar os sintomas vaginais como a coceira e irritação, enquanto que colocam o tecido da mucosa genital sob tratamento.

“Talvez você tenha nos visitado buscando algum alívio da candidíase com urgência, mas apesar de uma ducha com água fresca resolver isso, o resultado do que será ensinado aqui deverá curar a candidíase genital por completo!”

A candidíase vaginal é incomoda para qualquer mulher, mas não é o único tipo de vaginite possível. Por isso, antes de qualquer tratamento, é importante identificados os sintomas e diagnóstico da candidíase antes de se medicar.

Pois os casos de vaginites fúngicas, que são as infecções internas na vagina, não são triviais. E utilizar um remédio intravaginal requer que você saiba antes se está realmente enfrentando um problema exclusivamente de saúde vaginal.

Portanto, não recorra a eles caso a sua candidíase seja motivada por flutuações hormonais, anemia ou pelas baixas tão comuns da imunidade.

Dito isso, vejamos essas 3 receitas naturais que podem ser feitas em casa para aliviar a candidíase vaginal. Elas estão entre as mais famosas e contem uma explicação breve de porquê funcionarem tão bem, vamos a elas.

Artigo relacionado → 14 Tratamentos Para Candidíase Vaginal Com Produtos Naturais

1. Iogurte Vivo

candidiase feminina e o alivio imediato para candidíase vaginal

O Iogurte Vivo com rotulo mostrando conter lactobacilos vivos (acidófilos), sem adição de açúcar nem sabor, é aquele que contem as bactérias benéficas, conhecidas também como probióticos.

Os probióticos tem um efeito imediato no controle do pH vaginal e retardam o crescimento dos fungos por serem concorrentes diretos a eles.

O Iogurte natural também aumenta a imunidade e tem um ótimo histórico como substituto de cremes vaginais. Além de ser bem registrado entre as mulheres, principalmente por trazer um alivio imediato da candidíase vaginal.

Em estudos comparativos com a famosa pomada clotrimazol, ele demonstrou ter efeitos muito similares. Mas para aumentar ainda mais a sensação do alívio, a dica é utilizar ele retirado da geladeira no momento que usar.

Instruções:

  1. Crie um tampão vaginal com iogurte utilizando absorvente, papel higiênico ou uma gaze, depois prenda na calcinha e tampe a região da vulva.
  2. Na infecção dentro da vagina, espalhe delicadamente o iogurte na parte interna com as mãos limpas ou de preferencia um aplicador vaginal.
  3. Mantenha o iogurte em contato com a vagina por até 3 horas, não mais do que isso.
  4. Reaplique o iogurte vivo 2 a 3 vezes por dia durante 7 dias, mas antes de dormir limpe a vagina com água abundantemente e seque-se bem.

Em estudos, a mistura do iogurte com mel para o tratamento da candidíase na vulva de mulheres grávidas teve grande sucesso. Essa mistura na receita demonstrou alta taxa de cura em casos clínicos também.

Obs.: Inclua também o iogurte na sua dieta da candidíase, ele será de grande ajuda para inibir a candidíase feminina em qualquer outra forma de infecção pelo corpo.

2. Óleo de Coco

candidiase feminina e o alivio imediato para candidíase vaginal

O óleo de coco não é conhecido apenas por aliviar as queimaduras de Sol, ele é capaz de atingir o fungo em seu núcleo celular, trazendo também o alívio rápido da candidíase na vagina.

Contendo o ácido láurico, cáprico e caprílico, ele tem propriedade antiviral e antimicrobiana. É conhecido ainda por tratar a candidíase cutânea e trazer inúmeros outros benefícios para o sistema imunematológico quando ingerido.

Uma publicação da Journal of Medical Food, demonstra como o óleo de coco é capaz de destruir cerca de 52 espécies diferentes de fungos da família Candida.

Pois o acido caprílico é capaz de quebrar a membrana celular da levedura. Isso se resume em destruir os escudos de proteção dos fungos nas paredes do tecido vaginal.

Tudo o que você precisará é do óleo de coco virgem vendido no mercado para seguir a receita.

Instruções:

  1. Aplique com cotonete ou mãos limpas o óleo de coco na mucosa vaginal. Você pode usar um absorvente interno ou gaze para cuidar da vaginite também.
  2. Como alternativa, use o óleo em um absorvente feito com papel higiênico e algodão para criar um tampão vaginal.
  3. Utilize a receita ao dormir por pelo menos 10 noites seguidos para ter os melhores resultados.

Opcionalmente você pode ainda utilizar 5 gotas de óleo tea tree para cada 1 colher de sopa do óleo de coco caso queira jogar mais duro com a Candida. Utilize essa solução por apenas 3 noites seguidas.

Obs.: O tea tree requer um carreador como o óleo de coco, mas pode não combinar com uma minoria de pessoas alérgicas. Então teste ele 12 horas numa pequena região do corpo antes de usar na genital.

3. Vinagre Vivo de Maça

candidiase feminina e o alivio imediato para candidíase vaginal

O vinagre de maça tem grande potencial para tratamentos de pele, removendo manchas, rugas e também melhorando a qualidade dos cabelos. Mas é outro remédio potente contra infecções fúngicas muito utilizado pelos antigos.

Sendo útil para controlar o pH da pele, ele também trás grande alívio para a candidíase  vaginal. E segundo estudos de 2018, é capaz de inibir o crescimento das leveduras da Candida com enorme eficiência.

Isso acontece pois o vinagre contem acido málico, um antiviral, antibactericida e antifúngico capaz de limpar as toxinas tão incomodas produzidas por eles.

O que você precisará é do vinagre de maça vivo, pois é ele que contêm os ácidos orgânicos e probióticos capazes de tratar a inflamação. E para sentir um alivio maior ainda, você poderá diluir ele em água fresca.

Instruções:

  1. Misture 2 colheres de sopa do vinagre de maça a 1 copo de água em temperatura mais refrescante.
  2. Utilize a solução para realizar a limpeza vaginal externa e permaneça no minimo 5 minutos com o vinagre na vulva.
  3. Ao terminar, limpe-se com água corrente em abundancia e seque-se bem.
  4. Repita esse processo 3 vezes por dia por pelo menos 1 semana para os efeitos desejados.

Outras receitas do tratamento caseiro com vinagre requerem outras instruções e são utilizados até mesmo contra a candidíase cronica.

Obs.: O vinagre tem potencial corrosivo quando permanece tempo demais na pele, então siga a receita observando esse cuidado junto a higienização pós a utilização dele.

Conclusão

A medicina moderna busca replicar nos produtos da industria muitos dos elementos presentes na natureza. No entanto, quando eles são consumidos in natura, podem trazer efeito mais vantajosos.

Muitas vezes ao isolar elementos naturais em laboratório, se perde outros que deveriam ter uma participação orgânica no nosso corpo. Isso representa um desperdício no ponto de vista da medicina natural e holística.

Nos últimos tempos, inúmeras pessoas vem buscando alternativas naturais para livrar-se dos fungos. Principalmente diante de uma candidíase recorrente, situação em que eles se imunizam aos remédios farmacêuticos.

Mas assim como para o alivio imediato da candidíase nas partes intimas, a natureza também pode acabar com a candidíase mais rápido do que os tratamentos prolongados da industria contra a super resistência dos fungos.

Em todos os casos, esses meios naturais de tratamento são uma garantia de reverter a infecção dos fungos com segurança e agilidade. E o melhor, eles são de uso livre.

tratamento da candidiase
tratamento da candidiase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *