Balanopostite: Como Fazer a Pomada Caseira para Candidíase Peniana

Início » Blog » Candidíase no Homem » Balanopostite: Como Fazer a Pomada Caseira para Candidíase Peniana

Balanopostite: Como Fazer a Pomada Caseira para Candidíase Peniana

A balanite e balanopostite são os sintomas mais comuns da candidíase no homem, uma infecção fúngica que pode ser solucionada facilmente por uma pomada caseira para candidíase peniana bem simples e segura de ser produzida por qualquer pessoa.

 

Muitos homens com essa inflamação genital se colocam em filas cansativas de clínicas e pagam caro nos antifúngicos farmacêuticos, sem nem saberem que dentro da geladeira de casa ou após um passeio na feira, podem conseguir solução tão ou mais eficaz daquelas receitadas por seu urologista.

 

As explicações que você conhecerá aqui, certamente não substituem a consulta médica, no entanto, vão antecipar algumas respostas sobre a candidíase masculina, porque ela ocorre, seus sintomas e finalmente vão trazer uma alternativa caseira às pomadas mais utilizadas na indústria farmacêutica para tratar a candidíase no pênis.

 

Você entenderá também porque essa receita de pomada para candidíase masculina funciona, já que daremos a devida importância para cada um dos seus ingredientes, isso nos trará mais clareza sobre os efeitos a serem esperados no tratamento.

 

Como as principais pomadas para candidíase genital servem para ambos os sexos, as mulheres podem também se beneficiar do que compartilharemos aqui. O tratamento pode ainda ser aplicado em crianças e idosos, sem as mesmas reações adversas como dos químicos farmacêuticos, pois acima de tudo, o remédio que apresentaremos é natural.

 

É importante compreendermos desde o início o problema que vamos tratar, apesar de muitos homens não terem a menor ideia de como contraíram a balanopostite. Por isso jogaremos luz nas causas da infecção e partiremos para uma compreensão maior para evitar esse fungo tão impertinente.

 

Existe também muita confusão entre balanite, monilíase e balanopostite, o que só leva as pessoas engajadas em suas curas a redundância, falhas no diagnóstico e infelizmente a cometerem erros comuns em seus tratamentos que se arrastam por anos sem uma solução adequada.

 

Balanite, Balanopostite e Monilíase – Por que Ocorrem?

Remédio caseiro para candidíase masculina
  • Save

A Balanite é uma inflamação na mucosa da glande (cabeça do pênis) que pode ser infecciosa e por ventura atingir o prepúcio (pele que protege a glande) recebendo assim o nome de Balanopostite.

 

A balanite ou balanopostite devem então ser tratadas como sintomas, que por sua vez podem ser causados por:

  • Fungos como da família Candida.
  • Bactérias como Estreptococos e Estafilococos.
  • Protozoários e Vírus como do HPV e outras DST’s.
  • Micoses e outros problemas dermatológicos.

 

Os sintomas dessas inflamações na glande e prepúcio são bem semelhantes e como podem ter causas adversas, podem também induzir pessoas leigas a um falso diagnóstico.

 

Ainda trataremos sobre os sintomas da balanopostite por Candida aqui, mas certamente uma consulta médica é recomendada e o autodiagnostico pode levar a erros primários, o que só complica o tratamento.

 

Monilíase é o nome e sinônimo dado a candidíase, uma das causas mais frequentes de infecções genitais que ocorre em 2 de cada 10 homens que visitam o urologista. Ela corresponde cerca de 30% a 35% de todas as balanites infecciosas e até 54% dos diagnósticos clínicos da balanopostite.

 

A Candida Albicans é o principal fungo causador dessa infecção e está presente no nosso corpo convivendo conosco por comensalismo. Ela faz parte do nosso microbioma humano e se encontra principalmente no intestino, boca, pele e genitais.

 

Como tem preferência por habitar locais úmidos e quentes, é encontrado principalmente em regiões mucosas do corpo como em nossa genital, Pelo mesmo motivo, quando se tornam fungos patogênicos, a sua forma infecciosa se manifesta nessas áreas, uma experiência nada confortável.

 

Estudos indicam que, entre 16% a 26% dos homens carregam a levedura da Candida no pênis, mas ela é muito mais comum na genital feminina, uma vez que compõe naturalmente a flora vaginal.

 

Quando estamos em condições saudáveis a Candida não causa nenhum tipo de problema, convive em equilíbrio com outros microrganismos do nosso corpo, mas quando nossa química se modifica por algum motivo, as colônias do fungo podem crescer sem controle e passar por mutação tornando-se patogênicos.

 

Pomada Caseira para Candidíase Peniana
  • Save

As principais causas da balanite e balanopostite por Candida são:

  • Contato sexual com parceira com candidíase vaginal.
  • Candidíase intestinal que passou para o canal urinário.
  • Falta de higiene íntima ou por dificuldades dela pela fimose.
  • Excesso de higiene íntima que remova a proteção natural da pele.
  • Alergias a produtos de higiene, perfumes, óleos, lubrificante ou látex da camisinha.
  • Tecido da pele irritada por machucados, cortes e feridas mal tratadas.
  • Diabetes do tipo 1, tipo 2 e excesso de açúcar no sangue.
  • Problemas psicológicos como estresse e depressão.
  • Problemas de baixa imunidade como anemias e doenças imunossupressoras.
  • Negligencia na alimentação e excesso de comidas ricas em açúcar e carboidratos.
  • Uso inadequado de antibióticos e esteroides.
  • Uso abusivo de álcool e drogas.

 

Perceba que esses gatilhos para a candidíase no homem estão intimamente ligados a outras complicações de saúde que trazem um ambiente favorável para as colônias do fungo crescerem. Até mesmo após uma simples gripe que traga queda no sistema imunológico já cria brecha suficiente para a Candida ganhar espaço.

 

Em muitos casos ela se manifesta em períodos de baixa imunidade que são comuns na vida humana, mas simplesmente desaparece sem qualquer tipo de tratamento ou sem que o homem se de conta que foi passivo a esses fungos.

 

O grande segredo que separa o homem com sintomas de candidíase peniana daqueles que não sofrem a infecção, está boa parte no sistema imunológico e sua capacidade de reagir a agentes patógenos. A partir disso surgem os adventos do crescimento descontrolado das colônias do fungo e seu potencial de se modificar conforme o ambiente que vive(mutação de leveduras para hifas agressivas).

 

A boa alimentação é sem dúvidas a muralha que limita esses invasores patogênicos e mantêm nosso sistema imunológico preservado. O alimento que consumimos será insumo para o metabolismo de inúmeros microrganismo na nossa flora natural e como se adaptam em nosso corpo.

 

Você alimenta eles com equilíbrio ou privilegia aqueles que podem se aproveitar da sua imunidade na primeira baixa que tiver? Caso neglicencie isso, nenhuma pomada caseira para candidíase peniana surtira efeito, pois o problema da infecção pode ser sistêmico.

 

Essa indagação deve ser igualmente feita para os que fazem consumo excessivo de drogas, doces e junk-food, ou até os que modificam a química do corpo sem nem se dar conta, seja por sofrerem de estresse, alteração hormonal ou por terem distúrbios no sono.

 

Estudos dizem que cerca de 12% a 15% dos homens relatam seus primeiros sintomas de candidíase após contato sexual com parceira infectada, mas isso definitivamente não deveria ocorrer em pessoas com sua saúde imunológica em dia.

 

Quais os Sintomas da Candidíase Peniana

 

A balanite e balanopostite são os sintomas mais evidentes da candidíase peniana, somente eles já são o suficiente para afetar o bem-estar e diminuir a qualidade de vida do homem, mas existem algumas peculiaridades da candidíase que podem também afetar nossa mente e se valerem disso.

 

remedio caseiro para candidiase masculina
  • Save

Esse fato ocorre muito entre pessoas com vida sexualmente ativa, elas sentem esse peso extra pois sofrem em seus psicológicos a sensação de baixa autoestima, impotência, desmoralização pelo fungo e terminam por se distanciar de suas parceiras ou paqueras em potencial.

 

Realmente a monilíase não é uma infecção qualquer, as toxinas resultantes do crescimento das colônias do fungo dentro do corpo alteram algumas funções cerebrais que podem terminar fazendo você sentir-se mais velho do que realmente é.

 

Isso ocorre pois nossos neurotransmissores cerebrais são inibidos de receberem alguns hormônios responsáveis pelos estímulos positivos de recompensa, alegria, satisfação e sobretudo de reagir melhor a infecção, levando até mesmo o paciente a desistir da cura, tudo graças a essas toxinas liberadas no sangue.

 

Os principais sintomas psicológicos da candidíase masculina são:

  • Ansiedade.
  • Fadiga e cansaço incomum.
  • Dificuldade de concentração.
  • Mudanças de humor repentinas.
  • Memória fraca.
  • Dores de cabeça e enxaquecas.
  • Insonia.
  • Diminuição da libido sexual.
  • Desejo anormal de comer doces.
  • Sintomas típicos de depressão.

 

Dessa forma fica evidente que causa e efeito se confundem aqui. Todos esses fatores são típicos dos efeitos químicos da alta toxicidade das colônias do fungo em crescimento, mas em mesma medida, podem ser causas que tornam nossa química favorável a melhor ambientação das colônias em nosso corpo.

 

remédio caseiro para candidíase masculina
  • Save

Esses sintomas psicológicos apresentados vão além daqueles que simbolizam a candidíase no pênis. Eles são mais presentes na forma madura das colônias da Candida no corpo, sobretudo em casos da candidíase recorrente.

 

Normalmente tratamos a candidíase peniana apenas como uma infecção pontual utilizando pomadas, mas essa condição incomoda pode depreciar psicologicamente o enfermo e levá-lo as tais mudanças químicas que o fungo tanto adora. Lembre-se, nosso cérebro é uma extensão do corpo e ambos caminham juntos!

 

Por esse motivo que ouvimos dizer que a candidíase é causada por um fungo oportunista, ele se aproveita da condição psicológica do paciente, e pode também ele próprio causar essas condições psicológicas para se estabelecer melhor.

 

Separar bem esse conhecimento sobre os sintomas psicológicos e físicos é excepcional para qualquer profissional de saúde diagnosticar seu paciente. Receitar uma pomada para candidíase peniana é solução para o lado físico e de certa forma para o psicológico na maioria dos casos.

 

Os principais sintomas físicos da candidíase no pênis são:

  • Esfoliação da pele na glande ou prepúcio.
  • Inflamação da glande ou prepúcio.
  • Inchaço na glande ou prepúcio.
  • Rachaduras e mudança de elasticidade da pele na glande ou prepúcio.
  • Vermelhidão e queimação na glande ou prepúcio.
  • Fina camada esbranquiçada recobrindo a glande ou prepúcio.
  • Coceira no pênis, podendo se estender ao saco escrotal, anus ou virilha.
  • Acumulo de esmegma e assim o mau cheiro no pênis.
  • Dor ao urinar ou ao fazer sexo.
  • Líquido transparente saindo da uretra ou marcando a cueca.

 

A balanite e balanopostite por Candida podem também ser apenas infecções pontuais, mas o diagnóstico para constar isso pode requerer alguns exames específicos de sangue, urina ou de fezes.

 

O médico pode ainda exigir um exame de cultura com amostras do tecido peniano, encaminha para uma biópsia em laboratório e conhecer o tipo de agente causador da infecção, apesar desse método ser raramente utilizado.

 

As Principais Pomadas Para Candidíase Peniana do Mercado

remédio para candidiase peniana
  • Save

Na primeira linha de remédios para candidíase peniana estão cremes e pomadas de uso tópico do tipo Imidazol, ou popularmente conhecidos como “azóis”, medicamentos antifúngicos com a propriedade de quebrar a membrana celular dos fungos da Candida.

 

Sua ação leva a danos funcionais e estruturais das células quando atingem sua parede celular, dessa forma inibem o crescimento geral das colônias do fungo.

 

 

As principais pomadas para candidíase peniana do mercado são:

  • Clotrimazol.
  • Cetoconazol.
  • Miconazol.
  • Conazol.
  • Itraconazol.
  • Terconazol.

 

São medicamentos excelentes e modernos, geralmente tratam a infecção peniana em 1 semana e causam mínimos efeitos adversos. Poucas pessoas fazendo uso do imidazol identificam problemas de irritação e queimação, o que nesse caso deve implicar o cancelamento imediato do medicamento.

 

Como alternativa ou complemento ao tratamento, seu médico pode também receitar outro remédio do tipo “azol”, dessa vez de uso oral como é o caso do famoso fluconazol em comprimidos.

 

Os antifúngicos de uso oral tem outros nomes comerciais e pode também ser vendido como:

  • Diflucan.
  • Zoltek
  • Candizol.
  • Flucanol.
  • Riconazol.
  • Triazol.

 

Mais uma vez muito efetivos e por isso tão receitado pelos médicos, mas alguns problemas são comuns na sua utilização como dores de estômago, mudança no paladar e vômitos, o que requer o interrompimento da sua utilização.

 

Existem muitos outros tratamentos fazendo uso de pomadas e cremes para candidíase no homem que também merecem destaque, mas só quis registrar os de primeira linha como uma referência de medicamentos uteis, afinal, são também os mais populares.

 

No entanto, por mais modernos que eles sejam, existem fungos da família Candida que são super-resistentes a antifúngicos do tipo “azol”. O ruim nisso está o potencial do fungo se imunizar e ficar mais forte a eles quando o medicamento não funcionar logo nas primeiras dosagens.

 

Quando o paciente se depara com esse quadro clínico e suas opções de medicamentos se esgotam, o que mais se destaca como tratamento é a alimentação direcionada. Ela é capaz de restabelecer rapidamente a saúde física e psicológica do paciente com candidíase crônica, e também é a medida mais adequada para curar pessoas com doenças imunossupressoras.

 

Aprenda a Fazer Sua Própria Pomada Caseira Para Candidíase Peniana

 

A pomada caseira para tratar a candidíase peniana utiliza ingredientes já muito bem estudados na medicina e seus testes apresentam resultados surpreendentes. A priori os estudos foram feitos para a candidíase vaginal, por essa ser a infecção por Candida mais recorrente no humano.

 

O estudo publicado pela NCBI (National Center for Biotechnology Information) equipara a pomada Clotrimazol (Gino-Canesten) com a pomada caseira feita com Alho e Tomilho. Nele foi demonstrado grande efetividade ao tratarem da candidíase e ambos trouxeram o mesmo resultado.

 

Alguns dados no estudo ressaltam algumas vantagens da pomada caseira para candidíase que se saiu significantemente melhor ao tratar a vermelhidão da infecção já que o Clotrimazol tem como efeito adverso a irritação de pele, enquanto que a pomada contendo Tomilho tem propriedades anti-inflamatórias.

 

No entanto, a pomada caseira é muito mais interessante já que não serve somente para erradicar os fungos da candidíase, ela é de amplo espectro e pode ser utilizada para inúmeras outras finalidades, inclusive como antibacteriana.

 

Você tem dúvidas sobre o que está lhe causando balanite e balanopostite? Bem, aqui está a dica de ouro, esse remédio caseiro pode ser a solução derradeira para o seu problema.

 

Pomada Caseira de Alho e Tomilho para Candidíase

Remédio Caseiro para Candidíase Peniana
  • Save

Os ingredientes dessa receita podem ser facilmente encontrados em casa, na feira, farmácia indiana ou casas de produtos naturais. Ela é baseada no produto testado em laboratório e tem potencial terapêutico muito próximo a pomada Clotrimazol no tratamento da candidíase peniana.

 

Ingredientes

  • ½ xícara de óleo de coco (não refinado).
  • ½ xícara de óleo de oliva extravirgem.
  • ½ xícara de Tomilho desidratado.
  • 4 dentes de alho cru descascados e moídos ou 3 colheres de sopa do óleo de alho pronto.
  • 4 colheres de sopa de cera de abelha limpa, ralada ou em pedaços.

 

Preparação

  1. Coloque o Tomilho completamente submerso no óleo de oliva e aqueça em banho maria por 30 minutos. Use o fogo baixo e mexa um pouco a mistura de tempo em tempo, depois coe a erva.
  2. Em temperatura ambiente, coloque os dentes de alho no óleo de oliva feito com Tomilho e feche em um frasco. Mantenha essa mistura em local escuro por 3 dias, depois coe o alho.
  3. Misture o preparado de óleo de oliva com Tomilho e Alho (ou óleo de alho pronto) junto com o óleo de coco e a cera de abelha. Faça banho maria mexendo a solução até tornar-se homogênea (faça em fogo baixo e não deixe ferver).
  4. Coloque essa mistura em um frasco e feche após esfriar. Deixe em local fresco e seco, assim terá essa pomada caseira para candidíase com validade de 1 ano.

 

Obs. Os ingredientes não devem ser aquecidos a altas temperaturas pois isso modifica suas propriedades terapêuticas. O fogo baixo é utilizado exclusivamente para tornar a mistura possível, até o ponto da solução se torne homogênea.

 

Como utilizar a pomada caseira para candidíase peniana:

 

  • Aplique a pomada durante 7 noites seguidas antes de dormir. Mantenha o pênis limpo e seco antes da aplicação.
  • Ao acordar remova a pomada do pênis e na limpeza da genital não é recomendado utilizar sabonete, no máximo sabão neutro ou de glicerina, mantendo sempre limpo e seco.
  • É recomendado utilizar cuecas de algodão ou samba canção para manter a região mais arejada.
  • Evite contato sexual, pois a fricção e atrito no pênis pode alterar o tecido da pele em tratamento.
  • Essa pomada pode ter seu cheiro típico de alho, por isso utilize apenas dentro de casa.
  • Ao urinar, não deixe resto de uretra no pênis, enxugue com papel higiênico se necessário.
  • Apesar de a receita ser bem segura, aconselha-se que seu uso seja interrompido se por ventura manifeste qualquer reação negativa na pele.

 

Com as dicas dadas até aqui você tratará adequadamente a candidíase peniana maximizando o resultado final. Caso repare que a balanite e balanopostite foram embora antes mesmo do término dos 7 dias de tratamento, não deixe de segui-lo até o fim, lembre-se que a candidíase é bem sorrateira!

 

As Propriedades Terapêuticas da Pomada de Alho e Tomilho

 

A pomada caseira para candidíase peniana pesquisada, leva originalmente apenas o alho e tomilho com outros óleos vegetais que não acrescentam propriedades terapêuticas extras na solução. Essa receita apresentada acima foi aprimorado com alguns extras de reconhecido valor para curar a candidíase.

 

Todos os ingredientes utilizados são típicos de receitas caseiras para outras pomadas, inclusive as vendidas em casas de produtos naturais. Por isso você pode se basear nela para criar sua própria pomada artesanal com as propriedades terapêuticas que desejar.

 

Como essa receita de pomada para candidíase no homem combina o melhor do que se conhece em tratamentos para fungos, foi acrescentado o óleo de coco e a cera de abelha, explicarei aqui o porquê de cada ingrediente.

Óleo de Coco

Ilustração do Óleo de Coco para Remédio Caseiro para Candidíase Peniana
  • Save

O óleo de coco contem ácido láurico, cáprico e caprílico, com propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas, além de ser reconhecido para tratamento de pele e ter benefícios para o sistema imunológico, o que faz ele combinar ainda mais para a nossa receita natural da pomada.

 

Em especial, o ácido caprílico é capaz de quebrar a membrana celular das leveduras da Candida atingindo também seu núcleo. Um estudo publicado pela Journal of American Food em 2007 demonstra que o óleo de coco é capaz de destruir cerca de 52 espécies diferentes da Candida.

Alho

Ilustração do Alho para Pomada Caseira para Candidíase Peniana
  • Save

Ele é um dos antifúngicos naturais mais registrados pela nossa história, tem propriedades anti-inflamatórias e probióticas amplas que contribuem com nossos microrganismos benéficos, além de estimular o sistema imunológico.

O alho consegue diminuir e prevenir atividades enzimáticas dos fungos ao mesmo tempo que aumenta a imunidade do corpo contra diversos agentes patogênicos, não somente dos fungos, mas também de vírus e bactérias.

Por estimular o oxido de nitrito produzido por macrófagos, o alho aumenta a resistência do organismo contra fungos, em especial a Candida Albicans.

Tomilho

Ilustração do Tomilho para Remédio Caseira para Candidíase Peniana
  • Save

O Tomilho é uma erva medicinal estudada extensamente e sua essência está entre as 10 mais conhecidas com potencial antifúngico, antibacteriano e antioxidante. Graças ao timol e carvacrol, a planta tem propriedades antissemíticas, antitumorais, estimulam a produção de colágeno na pele e reforçam o sistema imunológico.

Pesquisadores da Universidade de Turim na Itália comprovaram sua efetividade contra o fungo da Candida Albicans ao observarem o aumento significativo da morte intracelular dos fungos ao reagirem com seu óleo essencial.

No caso da nossa receita natural de pomada para balanopostite, aproveitaremos também seu potencial anti-inflamatório e de restituir o tecido da pele.

Cera de Abelha

Ilustração da Cera de Abelha para Remédio Caseiro para Candidíase Peniana
  • Save

A cera de abelha é uma maravilha da natureza muito complexa, ela contém cerca de 300 substâncias orgânicas e minerais muito utilizadas na indústria para criação de cosméticos. A cera é utilizada por hidratar e cicatrizar a pele e também por ser um grande germicida natural.

As propriedades da cera de abelha também garantem potencial de cicatrização que se estendem a alergias e irritações de pele, com propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, permitindo uma melhor circulação sanguínea na área lesada.

Em nossa receita natural para balanite ela é utilizada por causa da sua propriedade protetora da pele e também para dar consistência e maior rigidez a pomada, mas no final terá também papel de conservante natural para nossa pomada caseira para candidíase peniana.

 

Você gostou desse artigo e aprecia conhecer as propriedades medicinais que temos na natureza?

 

Então não deixe de curtir e compartilhar esse conhecimento com outras pessoas, isso pode contribuir muito com outros homens que enfrentam o problema da candidíase peniana.

 

Deixe também sua mensagem de apoio ou comente sua experiência com a gente, você pode fazer muita diferença para outros, que nesse momento também estão enfrentando a balanite e balanopostite causados pela candidíase.

2018-10-11T17:25:06+00:00

Leave A Comment

Share via