A balanite e balanopostite são os principais sintomas combatidos no tratamento da candidíase peniana. Eles podem ser facilmente curados com uma pomada caseira para candidíase genital simples e segura de ser produzida por qualquer um.

Geralmente as pessoas se colocam em filas cansativas de clínicas e pagam caro em pomadas farmacêuticas. Mal saberem que na geladeira de casa ou após um passeio na feira, podem encontrar soluções tão ou mais eficazes do que as receitadas por um urologista ou ginecologista.

“A receita da pomada artesanal que aprenderemos a fazer aqui é de amplo espectro e serve para inúmeras infecções genitais. E caso você seja mulher apresentando a vaginite e vulvovaginite, esse artigo é para você também!”

As propriedades medicamentosas encontradas na natureza tem potencial por vezes superiores aos da industria. Isso atrai interesse de entusiastas da medicina natural, mas claramente apresenta vantagem para qualquer pessoa.

Nesse artigo você entenderá melhor como a balanopostite por Candida acontece e por que a pomada caseira funciona tão bem. Já que daremos a importância de cada ingrediente com clareza sobre os efeitos a serem esperados em um tratamento caseiro.

Boa leitura!

 

O Que é Balanite e Balanopostite?

A Balanite é uma inflamação na mucosa da glande (cabeça do pênis) que pode ser infecciosa. Frequentemente ela pode atingir o prepúcio (pele que protege a glande) recebendo assim o nome de Balanopostite.

A balanite e balanopostite devem então ser tratadas como sintomas para inúmeras infecções que podem afetar as genitais masculinas. E elas por sua vez podem ser causados por:

  • Fungos como da família Candida.
  • Bactérias como Estreptococos e Estafilococos.
  • Protozoários e Vírus como do HPV e outras DST’s.
  • Micoses e outros problemas dermatológicos.

Os sintomas dessas inflamações na glande e prepúcio são bem semelhantes, mas como podem ter causas diferentes, induzem facilmente a um falso diagnóstico.

Certamente isso torna uma consulta médica imprescindível antes de qualquer tratamento para a balanopostite. Principalmente porque a automedicação pode levar a erros primários com resultados muito caros ao homem.

Leia também → Sintomas da Candidíase e Diagnóstico – Como Saber Se Estou Infectado?

 

Por Que a Candidíase Causa a Balanopostite?

Pomada Caseira para Candidíase Peniana

Os fungos da família Candida convivem em nosso corpo por uma relação de comensalismo. Eles fazem parte do núcleo do microbioma humano e encontram-se principalmente no intestino, boca, na pele e genitais.

Como tem preferência por locais úmidos e quentes do corpo, são encontrados em regiões mucosas como as genitais. Quando crescem sem controle, podem amadurecer, tornarem-se patogênicos e penetrar a pele causando infecções.

“A candidíase é uma das principais causas de infecções e ocorre em 2 de cada 10 homens que visitam o urologista. Ela corresponde entre 30% a 35% dos casos de balanites infecciosas e até 54% dos diagnósticos da balanopostite.”

Estudos indicam que, entre 16% a 26% dos homens carregam a levedura da Candida no pênis. Mas ela é muito mais comum na genital feminina, uma vez que compõe naturalmente a flora vaginal.

Quando se conhece o que é candidíase e como o fungo age no organismo, percebe-se que ele tem funções claras e benéficas ao organismo. Mas por ser dimórfico, pode se aproveitar de brechas de saúde e alterar sua natureza.

Em condições boas da nossa saúde, os fungos da Candida não causam qualquer problema. Mas quando nossa química se modifica por alguns motivos, as colônias do fungo podem se valer dela e crescerem sem controle.

As Principais Causas da Balanite Por Candida

A balanite e balanopostite próprias da candidíase masculina são causadas principalmente por:

  • Contato sexual com parceira com candidíase vaginal.
  • Candidíase intestinal que passou para o canal urinário.
  • Falta de higiene íntima ou por dificuldades dela pela fimose.
  • Excesso de higiene íntima removendo a proteção natural da pele.
  • Alergias a produtos de higiene, perfumes, óleos, lubrificante ou látex.
  • Tecido da pele irritada por machucados, cortes e feridas mal tratadas.
  • Diabetes do tipo 1, tipo 2 e excesso de açúcar no sangue.
  • Problemas psicológicos como estresse e depressão.
  • Problemas de baixa imunidade como anemias e doenças imunossupressoras.
  • Negligencia alimentar e excesso de comidas ricas em açúcar e carboidratos.
  • Uso inadequado de antibióticos e esteroides.
  • Uso abusivo de álcool e drogas.

Em todos os casos, as colonias do fungo só tornam-se prejudiciais diante uma baixa nas defesas do corpo. E até mesmo pessoas com a imunidade em dia apresentam o crescimento desses fungos, mas sem qualquer risco a saúde.

O potencial infeccioso do fungo está em se modificar conforme o ambiente que vive (mutação de leveduras para hifas agressivas). Mas que só é possível por uma alteração químicas do corpo como das causas apresentadas aqui.

Estudos mostram que cerca de 12% a 15% dos homens relatam seus primeiros sintomas de candidíase peniana após contato sexual com parceira infectada. Um caso que definitivamente não deveria ocorrer no indivíduo com a sua saúde imunológica em dia.

Artigo relacionado → Candidíase Peniana – 15 Fatos que Todo O Homem Deve Saber

 

O Que Esperar da Pomada Caseira Para Candidíase?

A pomada caseira para tratar a candidíase peniana utiliza ingredientes já muito conhecidos na medicina e seus testes em estudos apresentaram resultados surpreendentes.

Os estudos foram observados originalmente na candidíase vaginal e funcionam para o tratamento caseiro para candidíase feminina. Mas é uma pomada natural igualmente útil para o homem e para inúmeras outras balanopostites também.

Um estudo publicado pela NCBI (National Center for Biotechnology Information) equiparou a pomada Clotrimazol (Gino-Canesten) com a pomada artesanal feita com Alho e Tomilho.

Durante os testes, ambas demonstraram grande efetividade ao tratarem da candidíase genital. Elas trouxeram o mesmo resultado medicamentoso, mas ressaltam algumas vantagens para a pomada caseira para candidíase.

Ela se saiu significantemente melhor ao tratar a vermelhidão da infecção, já que o Clotrimazol tem como um de seus efeitos adversos a irritação de pele. Enquanto a pomada contendo Tomilho tem propriedades anti-inflamatórias.

“A vantagem mais notória dessa pomada caseira é que ela não serve somente contra os fungos da candidíase. Ela pode ser de uso livre contra inúmeros problemas inclusive bacterianos também, já que é de amplo espectro.”

Você tem dúvidas sobre o que está lhe causando a balanite e balanopostite?

Talvez então essa receita natural seja a solução derradeira para muitos infecções genitais de tipos diferentes e por isso vale a sua utilização.

Artigo relacionado → Candidíase Masculina – 3 Receitas Naturais Para se Tratar em Casa

 

Receita da Pomada Caseira de Alho e Tomilho

Remédio Caseiro para Candidíase Peniana

Os ingredientes dessa receita podem ser facilmente encontrados em casa, na feira, farmácia indiana ou casas de produtos naturais.

Ela é baseada no produto testado em laboratório e tem potencial terapêutico muito próximo a pomada Clotrimazol no tratamento da candidíase genital tanto masculina quanto feminina.

Ingredientes:

  • ½ xícara de óleo de coco (não refinado).
  • ½ xícara de óleo de oliva extravirgem.
  • ½ xícara de Tomilho desidratado.
  • 4 dentes de alho cru descascados e moídos ou 3 colheres de sopa do óleo de alho pronto.
  • 4 colheres de sopa de cera de abelha limpa, ralada ou em pedaços.

Preparação:

  1. Coloque o Tomilho completamente submerso no óleo de oliva e aqueça em banho maria por 30 minutos. Use o fogo baixo, mexa um pouco a mistura de tempo em tempo e depois coe a erva.
  2. Em temperatura ambiente, coloque os dentes de alho no óleo de oliva feito do Tomilho e feche em um frasco. Mantenha essa mistura em local escuro por 3 dias, depois coe o alho.
  3. Misture o preparado de óleo de oliva com Tomilho e Alho juntos com o óleo de coco e cera de abelha. Faça outro banho maria mexendo a solução até torná-la homogênea (faça em fogo baixo e não deixe ferver).
  4. Coloque essa mistura em um frasco e feche após esfriar. Deixe em local fresco e seco, assim terá essa pomada caseira com validade de 1 ano.

Obs.: Os ingredientes não devem ser aquecidos a altas temperaturas pois isso modifica suas propriedades terapêuticas. O fogo baixo é utilizado exclusivamente para tornar a mistura possível a ponto da solução ficar homogênea.

As Propriedades Terapêuticas da Pomada Artesanal

A pomada caseira leva originalmente apenas o alho e tomilho com seus óleos vegetais. Mas essa receita do Candidíase Tratamento e Cura acrescentou outras propriedades extras e reconhecidas pela cura da candidíase.

Alguns ingredientes utilizados são da receita caseira clássica das pomadas vendidas em casas de produtos naturais. Por isso ela leva a base para qualquer pomada artesanal e pode conter as propriedades terapêuticas que você desejar.

Para essa receita combinar o melhor do que se conhece em tratamentos para fungos da família Candida, foi acrescentado o óleo de coco e cera de abelha. E sera explicado agora o porquê e a ação desses ingredientes utilizados.

Óleo de Coco

Ilustração do Óleo de Coco para Remédio Caseiro para Candidíase Peniana

O óleo de coco contem ácido láurico, cáprico e caprílico, com propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas, além de ser reconhecido para tratamento de pele e ter benefícios para o sistema imunológico.

Em especial, o ácido caprílico é capaz de quebrar a membrana celular das leveduras da Candida atingindo também seu núcleo. E um estudo publicado em 2007 demonstrou que o óleo de coco é capaz de destruir cerca de 52 espécies diferentes da Candida.

Alho

Ilustração do Alho para Pomada Caseira para Candidíase Peniana

Ele é um dos antifúngicos naturais mais registrados pela nossa história, tem propriedades anti-inflamatórias e probióticas amplas que contribuem com nossos microrganismos benéficos, além de estimular o sistema imunológico.

O alho consegue diminuir e prevenir atividades enzimáticas dos fungos ao mesmo tempo que aumenta a imunidade do corpo contra diversos agentes patogênicos. Não somente dos fungos, mas também de vírus e bactérias.

Por estimular o oxido de nitrito produzido por macrófagos, o alho aumenta a resistência do organismo contra fungos, em especial a Candida Albicans.

Tomilho

Ilustração do Tomilho para Remédio Caseira para Candidíase Peniana

O Tomilho é uma erva medicinal estudada extensamente, e sua essência está entre as 10 mais conhecidas com potencial antifúngico, antibacteriano e antioxidante da natureza.

Graças ao timol e carvacrol, a planta tem propriedades antissemíticas, antitumorais, estimula a produção de colágeno na pele e reforçam o sistema imunológico.

As pesquisas da Universidade de Turim na Itália comprovaram sua efetividade contra o fungo da Candida Albicans ao observarem o aumento significativo da morte intracelular dos fungos ao reagirem com seu óleo essencial.

No caso da nossa receita natural de pomada para balanopostite, aproveitamos também seu potencial anti-inflamatório e de restituir o tecido da pele.

Cera de Abelha

Ilustração da Cera de Abelha para Remédio Caseiro para Candidíase Peniana

A cera de abelha é uma das maravilhas da natureza mais utilizadas na medicina. Ela contém cerca de 300 substâncias orgânicas e minerais muito utilizadas na indústria para criação de inúmeros cosméticos também.

A cera é muito útil por hidratar a pele, além de ser também um grande germicida natural.

Suas propriedades também garantem potencial de cicatrização que se estendem a alergias e irritações na pele, com propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, permitindo uma melhor circulação sanguínea na área lesada.

Em nossa receita natural para balanite ela é utilizada por causa dessas propriedades protetoras e também pela consistência e maior rigidez da pomada. Mas que ao final, também tem papel de conservante natural na pomada caseira para candidíase genital.

 

Como Utilizar A Pomada Caseira Para Tratar a Candidíase Peniana

Siga alguns cuidados para o tratamento caseiro da candidíase peniana com a pomada e também outras dessas dicas.

  • Aplique a pomada durante 7 noites seguidas antes de dormir. Mantendo o pênis sempre limpo e seco antes da aplicação.
  • Ao acordar, remova a pomada na limpeza da genital. Não é recomendado utilizar sabonetes, no máximo sabão neutro ou de glicerina. Sempre atento em manter o pênis limpo e bem seco.
  • É recomendado utilizar cuecas de algodão ou samba canção para manter a região mais arejada.
  • Evite contato sexual, pois a fricção e atrito no pênis pode alterar o tecido da pele sob tratamento.
  • Essa pomada pode ter cheiro típico de alho, por isso utilize apenas dentro de casa.
  • Ao urinar, não deixe resto de uretra no pênis, enxugue com papel higiênico se necessário.

Apesar da receita ser segura, aconselha-se que seu uso seja interrompido se por ventura manifestar reação alérgica na pele.

Com as dicas dadas aqui você já sabe como tratar a candidíase peniana com seus melhores resultados. Mas caso repare que a balanite e balanopostite terminaram antes mesmo dos 7 dias de tratamento, não deixe de segui-lo até o fim.

Lembre-se, esse fungo pode ser sorrateiro, então a cura a candidíase requer alguma dedicação e disciplina da sua parte!

Você gostou desse artigo e aprecia conhecer as propriedades medicinais que temos na natureza?

Então não deixe de curtir e compartilhar esse conhecimento com outras pessoas, isso pode contribuir muito com outros homens que enfrentam o problema da candidíase peniana.

Deixe também sua mensagem de apoio ou comente sua experiência com a gente. Você pode fazer muita diferença para outros que nesse momento também estão enfrentando a balanite e balanopostite causados pela candidíase.