Ilustração da Pomada Caseira para Candidíase Peniana

Como Fazer a Pomada Caseira Para a Balanopostite da Candidíase

A balanite e balanopostite são os principais sintomas combatidos no tratamento da candidíase peniana. Eles podem ser facilmente curados com uma pomada caseira para candidíase genital simples e segura de ser produzida.

Geralmente as pessoas se colocam em filas cansativas de clínicas e pagam caro em pomadas farmacêuticas. Mas mal sabem que existem tratamentos naturais tão ou mais eficazes do que aqueles farmacêuticos receitadas pelo urologista ou ginecologista.

“A receita da pomada artesanal que aprenderemos a fazer aqui é de amplo espectro e serve para inúmeras infecções genitais. E caso você seja mulher apresentando a vulvovaginite, esse remédio é para você também!”

As propriedades medicamentosas encontradas nessa pomada tem potencial por vezes superiores aos da industria. Isso atrai interesse de entusiastas da medicina natural, mas claramente apresenta vantagem para qualquer pessoa.

Nesse artigo você entenderá melhor como a balanopostite por Candida acontece e por que a pomada caseira funciona tão bem. Já que daremos a importância de cada ingrediente com clareza sobre os efeitos a serem esperados no tratamento caseiro.

Boa leitura!

tratamento da candidiase
tratamento para candidiase

O Que é Balanite e Balanopostite?

A Balanite é uma inflamação na mucosa da glande (cabeça do pênis) que pode ser infecciosa. Frequentemente ela pode atingir o prepúcio (pele que protege a glande) recebendo assim o nome de Balanopostite.

A balanite e balanopostite devem então ser tratadas apenas como sintomas para inúmeras infecções que podem afetar a genital masculina. E elas por sua vez podem ser causadas por:

  • Fungos como da família Candida.
  • Bactérias como Estreptococos e Estafilococos.
  • Protozoários e Vírus como do HPV e outras DST’s.
  • Outras micoses e problemas dermatológicos.

Os sintomas das inflamações na glande e prepúcio são comuns em problemas causados por inúmeros agentes patogênicos. Isso pode claramente induzir um falso diagnóstico de monilíase nos homens.

Certamente isso torna uma consulta médica imprescindível antes de qualquer tratamento para a balanopostite. Principalmente porque a automedicação pode levar a erros primários com resultados muito caros ao paciente.

Leia também → Sintomas da Candidíase e Diagnóstico – Como Saber Se Estou Infectado?

Por Que a Candidíase Causa a Balanopostite?

Pomada Caseira para Candidíase Peniana

Os fungos da família Candida convivem em nosso corpo por uma relação de comensalismo. Eles fazem parte do núcleo do microbioma humano e encontram-se principalmente no intestino, boca, na pele e genitais.

Como tem preferência por locais úmidos, escuros e quentes do corpo, eles são encontrados em regiões mucosas como nas genitais. Quando crescem sem controle, podem amadurecer, tornarem-se patogênicos e penetrar a pele causando infecções.

“A candidíase é uma das principais causas de infecções e ocorre em 2 de cada 10 homens que visitam o urologista. Ela corresponde entre 30% a 35% dos casos de balanites infecciosas e até 54% dos diagnósticos da balanopostite.”

Estudos indicam que, entre 16% a 26% dos homens carregam a levedura da Candida no pênis. Mas ela é muito mais comum na genital feminina, uma vez que compõe naturalmente a flora vaginal.

Quando se conhece o que é a candidíase e como esse fungo age no organismo, percebe-se que ele tem funções claras e benéficas ao organismo. Mas por ser dimórfico, pode se aproveitar de brechas de saúde e alterar sua natureza.

Em condições boas da nossa saúde, os fungos da Candida não causam qualquer problema. Mas quando nossa química se modifica por alguns motivos, as colônias do fungo podem se valer dela e crescerem sem controle.

As Principais Causas da Balanite Por Candida

A balanite e balanopostite próprias da candidíase masculina são causadas principalmente por:

  • Contato sexual com parceira tendo candidíase vaginal.
  • A Candida no intestino passando para o canal urinário.
  • Falta de higiene íntima ou pela dificuldades da fimose.
  • Excesso de higiene íntima removendo a proteção natural da pele.
  • Alergias a produtos de higiene, perfumes, óleos, lubrificante ou látex.
  • Tecido da pele irritada por machucados, cortes e feridas mal tratadas.
  • Diabetes do tipo 1, tipo 2 e excesso de açúcar no sangue.
  • Problemas psicológicos como estresse e depressão.
  • Problemas de baixa imunidade como anemias e doenças imunossupressoras.
  • Negligencia alimentar e excesso de comidas ricas em açúcar e carboidratos.
  • Uso inadequado de antibióticos e esteroides.
  • Uso abusivo de álcool e drogas.

Em todos os casos, as colonias do fungo só tornam-se prejudiciais diante uma baixa nas defesas do corpo. Enquanto que pessoas com a imunidade em dia apresentam o crescimento desses fungos, mas sem qualquer prejuízo.

O potencial infeccioso do fungo está em se modificar conforme o ambiente que vive (mutação de leveduras para hifas agressivas). Mas que só é possível por uma alteração químicas do corpo quando suas colonias crescem acima do tolerável.

Estudos mostram que cerca de 12% a 15% dos homens relatam seus primeiros sintomas de candidíase peniana após contato sexual com parceira infectada. Um caso que definitivamente não deveria ocorrer em indivíduos com a saúde imunológica em dia.

Artigo relacionado → Candidíase Peniana – 15 Fatos que Todo O Homem Deve Saber

O Que Esperar da Pomada Caseira Para Candidíase?

A pomada caseira para tratar a candidíase peniana utiliza ingredientes já muito conhecidos na medicina e seus testes em estudos apresentaram resultados surpreendentes.

Os estudos foram observados originalmente na candidíase vaginal e funcionam para o tratamento caseiro para candidíase feminina. Mas é uma pomada natural igualmente útil para o homem sofrendo de inúmeras outras balanites também.

O estudo publicado pela NCBI (National Center for Biotechnology Information) equiparou a pomada Clotrimazol (Gino-Canesten) com a pomada artesanal feita com Alho e Tomilho.

Durante os testes, ambas demonstraram grande efetividade ao tratarem da candidíase genital. Elas trouxeram o mesmo resultado medicamentoso, mas algumas vantagens se sobressaem na pomada caseira da candidíase.

Ela se sai significantemente melhor ao tratar a vermelhidão da infecção, já que o Clotrimazol tem como um de seus efeitos adversos a irritação de pele. Enquanto isso, a pomada contendo Tomilho tem propriedades anti-inflamatórias.

“A vantagem mais notória dessa pomada caseira é que ela não serve somente contra os fungos da candidíase. Ela pode ser de uso livre contra inúmeros problemas inclusive bacterianos também, já que é de amplo espectro.”

Você tem dúvidas sobre o que está lhe causando a balanite ou balanopostite?

Talvez então essa receita natural seja a solução derradeira para muitas infecções genitais de tipos diferentes e por isso vale a sua utilização.

Artigo relacionado → Candidíase Masculina – 3 Receitas Naturais Para se Tratar em Casa

Receita da Pomada Caseira de Alho e Tomilho

Remédio Caseiro para Candidíase Peniana

Os ingredientes dessa receita podem ser facilmente encontrados pelo nosso mercado, na farmácia indiana ou casas de produtos naturais.

Ela é baseada no produto testado em laboratório e tem potencial muito próximo a pomada Clotrimazol. Portanto ela serve tanto para o tratamento da candidíase genital masculina quanto feminina.

Ingredientes:

  • ⅔ xícara de óleo de coco (não refinado).
  • ⅓ xícara de óleo de oliva.
  • 30 gotas de óleo de Tomilho.
  • 3 dentes de alho (Allium sativum)
  • 3 colheres de sopa de cera de abelha limpa, ralada ou em pedaços.

Preparação:

  1. Descasque, depois esmague e macere bem os dente de alho e deixe na xícara por 10 minutos para liberar a alicina. Depois disso, coloque o óleo de oliva para cobrir o alho triturado e aguarde 2 horas.
  2. Em banho maria, aqueça o óleo de coco com a cera de abelha até fazê-la dissolver em fogo baixo. Mexa a mistura até ficar homogênea e desligue o fogo antes da fervura.
  3. Quando a mistura feita em banho maria estiver homogênea e terminar de evaporar, acrescente a xícara de óleo de oliva com alho e pingue 30 gotas do óleo de tomilho. Misture bem os ingredientes ainda quentes.
  4. Agora filtre a mistura para remover os pedaços de alho e passe para um pote. Quando alcançar a temperatura ambiente, feche o pote e refrigere para a pomada ter validade de até 6 meses.

Obs.: Quando os ingredientes esfriam ganham a consistência da pomada, então prepare um pote com tampa para armazená-la antes disso.

Tire do refrigerador apenas a quantidade da pomada necessária para o tratamento, pois de outra forma o alho perderá rapidamente algumas propriedades antimicrobianas.

Não esqueça de colocar a data de fabricação no pote para não consumir o produto estragado.

As Propriedades Terapêuticas da Pomada Artesanal

A pomada caseira leva originalmente apenas o alho e tomilho com outros óleos vegetais simples. Mas a receita do Candidíase Tratamento e Cura adiciona outras propriedades extras e extensamente já estudadas contra a candidíase.

Existem receitas que possibilitam usar a erva seca do tomilho para preparar seu óleo essencial, assim como o preparo do óleo de alho maturado. Mas tendo em vista os custos e a praticidade, escolhemos disponibilizar essa receita de consumo rápido com o óleo já pronto do mercado.

Todos os ingredientes apontados são comuns nas receitas clássicas de pomadas vendidas em casas de produtos naturais. Portanto, servem como referencia para você produzir pomadas com outras propriedades terapêuticas também.

Essa receita combina o melhor do que se conhece em tratamentos para fungos da Candida como o óleo de coco e cera de abelha. E sera explicado agora a ação e o porquê de todos esses ingredientes estarem aqui.

Óleo de Coco

Ilustração do Óleo de Coco para Remédio Caseiro para Candidíase Peniana

O óleo de coco contem ácido láurico, cáprico e caprílico, com propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas.

Ele é reconhecido por tratar a candidíase cutânea e também por nutrir, proteger e hidratar a pele. Além disso, ele é um ótimo carreador para facilitar a absorção de outros óleos pela pele e traz benefícios para a imunidade celular.

Em especial, o ácido caprílico é capaz de quebrar a membrana celular das leveduras da Candida atingindo também seu núcleo.

Um estudo publicado em 2007 demonstrou que o óleo de coco é capaz de destruir cerca de 52 espécies diferentes da Candida. Com isso, ele traz efeito sinérgico na pomada caseira para candidíase.

Alho

Ilustração do Alho para Pomada Caseira para Candidíase Peniana

Esse é um dos antifúngicos naturais mais registrados pela história, tem propriedades anti-inflamatórias e probióticas amplas que contribuem com nossos microrganismos benéficos, além de estimular o sistema imunológico.

O udo do alho para a candidíase consegue diminuir e prevenir atividades enzimáticas dos fungos ao mesmo tempo que aumenta a imunidade do corpo contra diversos outros agentes patogênicos diferentes.

Por estimular o oxido de nitrito produzido por macrófagos, o alho aumenta a resistência do organismo contra fungos. Em estudos ele foi capaz de reverter o crescimento de 18 cepas diferentes da Candida, em especial a C. Albicans.

Esse é um dos remédios mais bem registrados da medicina e não trata somente dos fungos, mas de vírus e bactérias também. Mas pode ser caustico à pele quando mal utilizado, por isso deve acompanhar outros ingredientes.

Tomilho

Ilustração do Tomilho para Remédio Caseira para Candidíase Peniana

O Tomilho é uma erva medicinal estudada extensamente, e sua essência está entre as 10 mais conhecidas com potencial antifúngico, antibacteriano e antioxidante da natureza.

O tomilho ficou famoso pelo seu grande potencial em tratamentos da candidíase vaginal. Pois ele é capaz de deformar as leveduras da Candida e deixar elas sem reação enquanto a mucosa genital é curada.

Graças ao timol e carvacrol, essa planta tem propriedades antitumorais, estimula a produção de colágeno na pele e reforça o sistema imunológico.

As pesquisas da Universidade de Turim na Itália comprovaram sua efetividade contra o fungo da Candida Albicans ao observarem o aumento significativo da morte intracelular dos fungos ao reagirem com seu óleo essencial.

No caso da receita natural de pomada para balanopostite, aproveitamos também seu potencial anti-inflamatório e de restituir o tecido da pele. E como ela é antioxidante, consegue diminuir o efeito altamente oxidante do alho.

Cera de Abelha

Ilustração da Cera de Abelha para Remédio Caseiro para Candidíase Peniana

A cera de abelha é uma das maravilhas da natureza mais utilizadas na medicina. Ela contém cerca de 300 substâncias orgânicas e minerais muito utilizadas na indústria para criação de inúmeros cosméticos também.

A cera é muito útil por hidratar a pele, além de ser também um grande germicida natural. Suas propriedades medicamentosas também garantem potencial de cicatrização que se estende para alergias e irritações na pele.

A cera de abelha tem propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, além de melhora a circulação sanguínea em áreas lesadas também. Por isso é um produto que faz sinergia com inúmeros outros medicamentos.

Em nossa receita natural para balanite ela é utilizada pelas suas propriedades protetoras e por dar maior consistência e rigidez à pomada. Mas também tem papel de conservante natural na nossa pomada caseira para candidíase genital.

Como Utilizar A Pomada Caseira Para Tratar a Candidíase Peniana

Siga esses cuidados e dicas para o tratamento caseiro utilizando a pomada para candidíase:

  • Aplique a pomada genital 7 noites seguidas antes de dormir, e quando acordar, remova a pomada na higienização.
  • A pomada de alho pode ter cheiro desagradável, por isso é recomendado utilizá-la apenas antes de dormir.
  • Não use sabão em barra, limpar-se apenas com água corrente. Mas caso você prefira, escolha no máximo sabão neutro de glicerina ou os próprios sabonetes para candidíase.
  • É recomendado utilizar cuecas de algodão ou samba canção para manter a genital sempre arejada. E dormir apenas com lençol é uma boa ideia também.
  • Corte contato sexual, pois a fricção e atrito no pênis podem prejudicar o tecido da pele sob tratamento.
  • Ao urinar, não deixe resto de uretra no pênis, enxugue com papel higiênico se necessário.
  • Apare também os pelos pubianos para não reter umidade e mantenha a genital sempre seca.

Apesar da receita da pomada artesanal ser segura, aconselha-se que seu uso seja interrompido se por ventura manifestar reação na pele. E mulheres gravidas, amamentando ou crianças não devem utilizá-lo.

O tomilho pode não combinar com algumas pessoas, principalmente as que tem alergia ao hortelã. Caso esse seja seu caso, teste o óleo de tomilho na pele por 12 horas antes de preparar a pomada genital.

Com essas dicas do Candidíase Tratamento e Cura você já sabe como tratar a candidíase peniana com os melhores resultados. Mas lembre-se, esse fungo pode ser sorrateiro, então a cura da candidíase requer alguma dedicação da sua parte por 7 dias seguidos.

Você gostou desse artigo e aprecia conhecer as propriedades medicinais que temos na natureza?

Então não deixe de curtir e compartilhar esse conhecimento com outras pessoas. Isso pode contribuir muito com outros homens e mulheres que enfrentam a candidíase genital.

tratamento da candidiase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *