A candidíase masculina é uma infecção fúngica peniana muito inoportuna para os homens. Mas também pode ser simples de ser eliminada até mesmo através de um tratamento caseiro feito com remédios naturais.

Os médicos geralmente recomendam remédios vendidos na farmácia contra a balanopostite e não oferecem uma alternativa para aliviar e cuidar naturalmente da infecção.

Isso ocorre por motivos meramente protocolares, de formação profissional ou da própria praticidade desses medicamentos. Mas que não substituem certas vantagens dos insumos naturais encontrados na feira, supermercado ou até mesmo na sua casa.

Por isso vamos ver por aqui alguns produtos para o tratamento caseiro contra fungos. Mais especificamente aos fungos da família Candida, que nos últimos anos vem roubando o bem estar de muitos homens.

Para deixar esse artigo mais completo e informativo, veremos também como e por que esse fungo causa problemas nos homens. E conheceremos também por que os remédios caseiros para a candidíase masculina funcionam tão bem.

Acompanhe!

 

O Que é Candidíase Masculina?

homem observando a candidíase no penis

A candidíase masculina é uma infecção fúngica caracterizada por atingir o órgão genital masculino. Mas pode acontecer em outras partes do corpo de forma semelhante ao que acontece também com as mulheres.

A mucosa genital é mais comumente afetada já que é uma região propícia para a colonia do fungo se desenvolver. Ela prefere locais úmidos, quentes e escuros do corpo, com potencial também de se espalhar para outras regiões.

Por esse motivo é comum alguns homens com candidíase no pênis apresentarem alguns sintomas na virilha, saco escrotal e no anus também.

Os principais sintomas da candidíase masculina são a balanite e balanopostite, que são a inflamação da glande e prepúcio da genital masculina. A condição pode ser severa quando mal tratada e prejudicar o bem estar geral do homem.

Leitura relacionada → Candidíase Peniana – 15 Fatos que Todo O Homem Deve Saber

 

O Que Provoca A Candidíase No Homem?

A candidíase é provocada pelas alterações químicas no organismo que favorecem o crescimento das colonias do fungo. Elas surgem sobretudo de problemas de cuidados pessoais combinados a baixas do sistema imunológico.

“O PH ideal do corpo humano é de 7,4 e qualquer desvio de 0,5 dessa química, seja para cima ou para baixo, podem causar a morte. Imagine quanto qualquer pequena mudança pode afetar os microrganismos que vivem em nosso corpo?”

Alguns hábitos alimentares modernos de consumir alimentos processados ricos em açucares e gorduras são péssimas contribuições para isso. Eles tem sido especuladas por especialistas como os maiores responsáveis pela explosão da candidíase nos últimos anos.

Os principais gatilhos para a candidíase no homem são:

  • Uso abusivo de drogas.
  • Má higiene intima.
  • Relação sexual com parceira infectada.
  • Negligencia alimentar.
  • Uso de antibióticos de amplo espectro.
  • Problemas de anemia e disenteria.
  • Doenças imunossupressoras.

No entanto, em um corpo com o sistema imunológico em dia, as colonias do fungo são contidas e não desenvolvem qualquer infecção. O problema ocorre quando elas crescem acima do tolerável e vencem as defesas do corpo.

 

Como Identificar a Candidíase no Homem?

A candidíase genital tem muitas características semelhantes a outros tipos de infecção, principalmente as fúngicas e das DST’s. Por isso, para ser identificada, ela requer acompanhamento médico.

Os sintomas e diagnóstico da candidíase são percebidos facilmente em consultório sem exames específicos na maioria das vezes.

Os principais sintomas da candidíase masculina são:

  • Esfoliação e rachaduras de pele no prepúcio.
  • Inflamação na glande.
  • Fina camada esbranquiçada na glande.
  • Inchaço e coceira.
  • Líquido transparente saindo da uretra.
  • Vermelhidão e queimação.
  • Dor ao urinar ou durante ato sexual.

Esses sintomas trazem além de estresse para o corpo, uma grande influencia no psicológico do homem. É a chamada candidíase emocional que pode ter pontos em comum com muitos casos de depressão.

Pois a alta toxicidade das colonias do fungo em crescimento no homem podem trazer sintomas psicológicos como:

  • Baixo libido sexual.
  • Deficit de atenção.
  • Fadiga ou cansaço sem motivo aparente.
  • Memória fraca.
  • Insônia ou sono desregular.
  • Mudanças bruscas de humor.
  • Dores de cabeça e enxaquecas.
  • Vontade incomum de consumir doces e carboidratos.

É importante notar que qualquer tratamento caseiro para candidíase masculina deve passar por um diagnostico confiável. Da mesma forma que é feita no tratamento clássico.

Pois confundir os sintomas de fungos com os de outros microrganismos pode prejudicar muito a condição do infectado em tratamento. Além da candidíase poder estar acompanhada com outros problemas de saúde adjacentes.

Qual o Exame Para Detectar a Candidíase no Homem?

Para identificar a candidíase no homem, o clinico geral, urologista ou dermatologista podem fazer algumas perguntas ao paciente. Elas revelam os sintomas psicológicos caso existam ou notam alguns hábitos gerais de saúde.

O médico provavelmente pedirá para ver a área genital infectada. Então ele verificará a elasticidade do tecido peniano e condições da inflamação questionando também sobre os sintomas físicos ao paciente.

Em casos de diagnóstico pouco claro, a biópsia pode ser importante e decisória para o médico. Nesse caso são coletadas amostras da secreção peniana ou do tecido da pele para identificar a candidíase em laboratório.

 

Como Curar A Candidíase No Homem?

homem com candidíase olhando a genital infectadaEsse tipo de infecção pode ser pontual quando ocorre na região genital. Nesse caso, um tratamento caseiro para candidíase pode ser a solução definitiva e trazer a cura com muita simplicidade.

No entanto, a candidíase peniana pode ser ao mesmo tempo proveniente de uma contaminação que surge de colonias mais profundas no corpo. E nesses casos, a candidíase intestinal é a fonte de um problema que pode ser sistêmico.

Isso significa que a candidíase pode ser evasiva e romper as linhas de defesa do corpo passando para o canal urinário. Nessas condições, curar a candidíase requer atingir a colonia principal no intestino e não somente na região genital.

“Por essas explicações dadas até aqui, deve ter ficado clara a importância de uma consulta médica antes de qualquer cura. E isso serve tanto para o tratamento convencional quando o tratamento natural da candidíase peniana.”

Caso contrário, a candidíase recorrente pode ser um problema de uma vida inteira. Uma situação nada desejável que pode trazer outros problemas mais sérios do que a candidíase deveria ser originalmente.

A boa noticia é que a candidíase pode ser curada em qualquer situação. Seja a partir de um tratamento alimentar para a candidíase recorrente do intestino ou por receitas naturais para curar a candidíase peniana em sua forma simples.

 

3 Receitas Caseiras Para a Candidíase Masculina

As receitas caseiras podem curar a candidíase naturalmente e algumas delas tem vantagens se comparados a alguns medicamentos farmacêuticos. Pois além de trazerem maior alívio dos sintomas, podem ser encontrados em casa.

Existem remédios caseiros para candidíase que são comprovados em testes e estudos. Caso eles sejam utilizados corretamente, podem ser o tratamento derradeiro para muitas outras infecções fúngicas.

Alguns remédios naturais, como é o caso da pomada caseira para candidíase, tem mais utilidades. Eles podem ser utilizados como medicamentos de amplos espetro para outros tipos de infeções peniana por exemplo.

Os ingredientes não são difíceis de encontrar no mercado e as receitas funcionam na maioria dos casos. Adote alguma que você ache mais interessante das que serão apresentadas a seguir e tenha disciplina, pois podem ser o único tratamento para a sua cura.

Conheça também → Balanopostite: Como Fazer a Pomada Caseira para Candidíase Peniana

1. Iogurte Vivo

receita de iogurte para candidíase masculinaO Iogurte vivo natural com lactobacilos vivos e sem açúcar contem bactérias boas. Elas são os lactobacilos acidófilos, um concorrente natural dos fungos da família Candida.

Alguns estudos feitos em 2012 apontaram a mistura de iogurte com mel como efetivas em 87,8% dos casos da candidíase. Enquanto o creme antifúngico de farmácia testado alcançaram 72,3% de cura.

Outros estudos feitos em 2015 comprovaram os mesmo resultados de testes com o famoso creme clotrimazol. Um dos mais famosos produtos farmacêuticos contra a candidíase genital do mercado.

A receita caseira para candidíase no homem utilizando iogurte é a seguinte:

  1. Passe o iogurte em todo a glande e prepúcio antes de se deitar.
  2. Ao acordar limpe bem com água corrente a região peniana e mantenha bem seca.
  3. O mel de abelha é antimicrobiano e pode estar na mistura(não obrigatório).
  4. Adicione o Iogurte natural na alimentação. Consumir probióticos no seu cardápio é sempre recomendado contra a candidíase.

Obs.: O iogurte deve ser o natural sem adição de sabores ou açúcar. Na descrição deve apontar que ele contem os lactobacilos acidófilos.

2. Gel de Babosa (Aloe Vera)

A babosa é uma planta conhecida por ter mais de 250 compostos medicinais. Ela é muito famosa e também serve como um grande remédio caseiro para candidíase masculina.

Alguns estudos de 2011 comprovam a especie Aloa Vera como um potente antifúngico que inibe a atividade da Candida. Além de, ao mesmo tempo, promover macrófagos no organismos que são combativos ao fungo.

Como utilizar o gel de babosa para candidíase masculina:

  1. Aplicar uma camada do gel no pênis 3 vezes por dia.
  2. Limpe com água corrente antes da próxima aplicação do gel.
  3. Permita a região genital respirar e ficar ventilada.
  4. Utilize o gel no mínimo por 7 dias ou até os sintomas sumirem.

Obs.: O gel de babosa é geralmente seguro de ser utilizado, mas pode também trazer alergia para algumas pessoas. O seu uso é livre, mas qualquer efeito adverso deve obrigar você a suspender o uso.

3. Vinagre de Maça

receita natural para candidíase masculinaO vinagre de maça é um antifúngico natural, capaz de controlar o PH da região peniana, inibindo a manifestação da candidíase. Estudos exaustivos foram feitos comprovando sua eficacia em laboratório e em humanos.

Um estudo feito em 2018 demonstrou o potencial inibitivo do vinagre de maça in natura contra os fungos da família Candida. Sem contar os inúmeros casos de sucesso com o uso tópico para a candidíase genital também.

A receita caseira do vinagre de maça contra a candidíase genital é a seguinte:

  1. Aqueça 2 copos de água e dilua 3 colheres de sopa de vinagre de maça.
  2. Após a solução estiver agradável ao toque, enxágue bem todo o pênis e seu entorno.
  3. Faça esse procedimento 2 vezes ao dia por 5 dias.

Obs.: Lembre-se que o vinagre é ácido e uma concentração muito alta dele pode causar queimaduras na pele. Isso exige certo controle da sua diluição em água e em casos de muito incomodo, enxague com água e remova o vinagre da pele.

 

Quanto Tempo Demora Para Curar a Candidíase no Homem?

A cura geralmente é rápida para a maioria dos casos de candidíase e dura apenas 1 semana, mas isso não é uma regra. Pois a infecção pode ser mais profunda no organismo, o que existe mais tempo de cuidados

A demora para qualquer antifúngico ou alimentação contra infecções intestinais agirem depende de cada caso e organismo. Todos somos semelhantes, mas de forma alguma somos iguais em nosso código genético.

De forma semelhante, os fungos também tem suas peculiaridades e podem se tornar mais resistentes, principalmente quando suas colonias já estão mais maduras.

Isso obriga o homem com candidíase a tomar precauções e cuidados por períodos maiores de tempo. E isso serve tanto para a utilização dos remédios naturais quanto em tratamentos com medicamentos farmacêuticos.

Veja nesse vídeo 3 fatores que fazem perdurar a infecção por candidíase no pênis:

 

Dicas Ao Tratar A Candidíase Masculina

Quando o homem é diagnosticado com candidíase, deve manter certos costumes diários que fazem diferença no decorrer de qualquer tratamento.

Para curar a candidíase peniana naturalmente não é diferente. Então veja essas dicas importantes para qualquer tratamento:

  • As cuecas – Tente evitar usar cuecas de náilon ou outro tecido com pouca ventilação. Use cuecas de algodão, de preferência samba canção.
  • O ato sexual – Durante o tratamento peniano, o correto é se abster de sexo até que os sintomas sumam. A fricção do ato sexual é suficiente para estimular a Candida e a dor e inchaço são é resposta a isso.
  • Higiene pessoal – A região deve ser limpa somente com água ou sabonete anti séptico. Mas limpar a região com água boricada é uma ótima medida, principalmente quando há muito acumulo de esmegma.
  • Alimentação – Busque diminuir os carboidratos, corte alimentos processados e dê preferência a proteínas. Não abuse de doces, bebidas alcoólicas e laticínios o quanto puder, pois eles estimulam a Candida.
  • Psicológico – É sempre bom entender que o corpo é um reflexo da mente e vice-versa. Quando seu estado interno está bom, o corpo reflete efeitos químicos benéficos durante qualquer tratamento de saúde.

Alguns sacrifícios podem ser necessários para a cura da candidíase masculina. Uma supervisão nos cuidados pessoais junto ao uso correto de remédios que podem ser até mesmo naturais como os mostrados aqui.

E você, já conhecia ou experimentou algum deles?

Então comente a sua experiencia e compartilhe também esse artigo. Ele pode ajudar outras pessoas que também adorariam conhecer essas alternativas naturais contra a candidíase masculina.