candidiase masculina 3 receitas para o alivio da candidíase peniana

Candidíase Masculina – 3 Receitas Naturais Para se Tratar em Casa

A candidíase masculina é uma infecção peniana muito inoportuna para os homens. Mas pode ser combatida e eliminada até mesmo através de tratamentos naturais feitas em casa.

Geralmente os médicos receitam produtos farmacêuticos para a balanopostite sem apresentarem outras alternativas. Enquanto podemos nos beneficiar da natureza, que nos confere o alivio e cura total da infecção.

A farmácia nos é apresentada como a única saída apenas por protocolos médicos e formação desses profissionais. Mas apesar da praticidade, esses remédios são mais caros e as pessoas nem sempre respondem bem a eles.

Por outro lado, a medicina natural pode funcionar com qualquer pessoa. Afinal, ela aponta apenas elementos que já estão em nosso código genético e combinam por vezes melhor com o nosso corpo.

“As receitas para candidíase masculina que se utilizam da natureza garantem uma cura consistente. Uma vez que os fungos não conseguem se imunizar contra eles como ocorre com os antifúngicos mais modernos da industria.”

Por isso veremos alguns tratamentos caseiros famosos contra os fungos. Mais especificamente contra a candidíase peniana, que nos últimos anos vem causando tantos problemas para os homens.

Mas antes faremos algumas considerações sobre a candidíase masculina. Assim você conhece melhor o que ela significa, suas causas e como ela pode ser identificada para tratar-se com maior segurança.

Boa leitura!

tratamento da candidiase
tratamento para candidiase

Como é a Candidíase no Pênis

O Que Significa A Candidíase Masculina?

homem observando a candidíase no penis

A candidíase masculina é caracterizada como a infecção fúngica quando atinge a área genital masculina. Mas pode ocorrer em outras partes no corpo do homem também.

O principal causador, o fungo Candida albicans, convive principalmente em áreas mucosas, quentes, úmidas e de despejo do corpo. Ele compõe o microbioma humana e por isso a sua verdadeira matriz está no intestino.

A região genital é propícia para o fungo se desenvolver, sendo comum ele se espalhar do pênis para outras regiões como a virilha, saco escrotal e anus também.

Os principais sinais da candidíase masculina são a balanite e balanopostite, que são a inflamação da glande e prepúcio. A condição pode ser severa quando mal tratada e prejudicar o bem estar físico e psicológico do homem.

Leia também → Candidíase Peniana – 15 Fatos que Todo O Homem Deve Saber

O Que Provoca A Candidíase No Homem?

A candidíase masculina é provocada por alterações químicas no organismo que favorecem o crescimento das colonias do fungo. Ela surgem de problemas de cuidados pessoais com a saúde somados a baixas do sistema imunológico.

“O PH ideal do corpo humano é de 7,4 e qualquer desvio de 0,5 dessa química, seja para cima ou para baixo, podem causar a morte. Imagine quanto qualquer pequena mudança pode afetar os microrganismos que vivem em nosso corpo?”

Alguns hábitos alimentares modernos de consumo e estresse são péssimas contribuições para isso. Eles tem sido especuladas por especialistas como os maiores responsáveis pela explosão da candidíase nos últimos anos.

Os principais gatilhos para a candidíase no homem são:

  • Uso abusivo de drogas.
  • Má higiene intima.
  • Relação sexual com parceira infectada.
  • Negligencia alimentar.
  • Uso de antibióticos de amplo espectro.
  • Problemas de anemia e disenteria.
  • Doenças imunossupressoras.

No entanto, em um corpo com o sistema imunológico em dia, as colonias do fungo podem ser contidas sem desenvolverem qualquer infecção. O problema surge apenas quando elas crescem acima do tolerável e vencem as defesas do corpo.

Artigo relacionado → O Que É Candidíase e Como A Candida Age No Organismo?

Como Identificar a Candidíase no Homem?

A candidíase genital tem muitas características semelhantes a outros tipos de infecção, principalmente as bacterianas em DST’s. Por isso, para ser identificada, é necessário um acompanhamento médico.

Os sintomas de candidíase no homem são percebidos facilmente em consultório por um médico experiente ou em certos casos através de exames mais específicos.

Os principais sintomas da candidíase masculina são:

  • Esfoliação e rachaduras de pele no prepúcio.
  • Inflamação na glande.
  • Fina camada esbranquiçada na glande.
  • Inchaço e coceira.
  • Líquido transparente saindo pela uretra.
  • Vermelhidão e queimação.
  • Dor ao urinar ou durante ato sexual.

Esses sintomas trazem além de estresse para o corpo, uma grande influencia no psicológico do homem. A chamada candidíase emocional pode ter pontos em comum com muitos casos de depressão e ser um fator parasítico do fungo.

Pois a alta toxicidade das colonias da Candida em crescimento no homem podem trazer muitos sinais no psicológico como:

  • Baixo libido sexual.
  • Deficit de atenção.
  • Fadiga ou cansaço sem motivo aparente.
  • Memória fraca.
  • Insônia ou sono irregular.
  • Mudanças bruscas de humor.
  • Dores de cabeça e enxaquecas.
  • Vontade incomum de consumir doces e carboidratos.

É importante notar que qualquer tratamento caseiro para candidíase masculina deve passar por um diagnostico confiável. Da mesma forma como é feito no tratamento convencional.

Pois confundir os fungos com outros microrganismos pode prejudicar muito a condição do infectado quando se realizam os tratamentos.

Em certos casos, a candidíase poder ter motivações ocultas de saúde que precisam ser acompanhadas antes de se obter uma cura verdadeira.

Como é O Exame Para Detectar a Candidíase Peniana?

Para identificar a candidíase no homem, o clinico geral, urologista ou dermatologista podem fazer algumas perguntas simples. Elas revelam os sintomas gerais no psicológico caso existam e outros hábitos do paciente.

O médico provavelmente pedirá para examinar a área genital infectada. Então verificará a elasticidade do tecido peniano e condições da inflamação, questionando ainda sobre outros sintomas físicos ao paciente.

Em casos de diagnóstico pouco claro, a biópsia pode ser importante e decisória para o médico. Nesse caso, são coletadas amostras da secreção peniana ou tecido da pele para identificar o patógeno em laboratório.

Artigo relacionado → Sintomas da Candidíase e Diagnóstico – Como Saber Se Estou Infectado?

3 Receitas Caseiras Para a Candidíase Masculina

As receitas caseiras podem curar a candidíase naturalmente e ter vantagens quando comparadas a alguns remédios farmacêuticos. Pois trazem maior alívio dos sintomas e podem estar no armário da sua casa.

Todas as receitas para candidíase masculina que apresentamos em nosso site são comprovados por testes e estudos. Além de terem bons históricos clínicos relatados por médicos ou pacientes.

Quando utilizados corretamente, eles podem ser o tratamento definitivo para qualquer uma das infecções fúngicas, servindo tanto para homens quanto para mulheres.

A maioria do público que sofre com a infecção genital são mulheres, por isso elas são a referencia nos estudos desses remédios. Mas a melhor forma delas se beneficiarem com eles é seguirem apenas as receitas femininas.

Por aqui veremos somente receitas para a candidíase peniana de uso tópico. Algumas considerações e instruções acompanham cada um dos tratamentos, portanto leia eles até o fim.

Conheça também → Como Fazer a Pomada Caseira Para a Balanopostite da Candidíase

1. Iogurte Vivo

receita de iogurte para candidíase masculina

O Iogurte vivo natural e de qualidade, com baixo teor de gordura, sem açúcar, sabor e aditivos é o que contem bactérias boas. Os lactobacilos acidófilos, alguns dos concorrente naturais dos fungos da família Candida.

Alguns estudos feitos em 2012 apontaram a mistura de iogurte com mel como efetivas em 87,8% dos casos da candidíase. Enquanto o creme antifúngico de farmácia testado alcançou 72,3% de cura.

Outros estudos feitos em 2015 comprovaram a maior efetividade do iogurte em testes comparativos com o famoso creme clotrimazol. Um dos mais famosos produtos farmacêuticos contra a candidíase genital do mercado.

Instruções:

  1. Passe o iogurte em todo a glande e prepúcio antes de se deitar.
  2. Ao acordar, limpe bem com água corrente a região peniana e mantenha ela bem seca.
  3. Utilize o iogurte durante 7 noites seguidas para ter um melhor resultado final.

De forma alternativa(não obrigatória), você pode misturar a dosagem de 1 colher de chá de algum mel de qualidade para cada 1 colher de sopa do iogurte e fazer esse tratamento.

Uma dica para sentir uma sensação de alivio maior da candidíase é utilizar o iogurte recém saído da geladeira.

Obs.: Adicione o Iogurte natural na sua dieta alimentar. Consumir probióticos no seu cardápio é sempre recomendado contra outras infecções da candidíase.

2. Gel de Babosa (Aloe Vera)

Gel de Babosa Aloe Vera

A babosa é uma planta conhecida por ter mais de 250 compostos medicinais. Ela é muito famosa e também serve como um grande remédio caseiro para candidíase masculina.

Alguns estudos de 2011 comprovam a especie Aloe Vera como um potente antifúngico que inibe a atividade da Candida. Além de, ao mesmo tempo, promover macrófagos no organismos que aumentam a resistência aos fungos.

O que você precisará para o tratamento é apenas do gel de Aloe Vera natural do mercado ou retirar o gel da própria planta caso tenha facilidade de encontrar ela.

Instruções:

  1. Aplique uma camada do gel no pênis 3 vezes por dia. Na terceira você pode dormir com o gel.
  2. Limpe com água corrente e seque-se antes da próxima aplicação do gel de babosa.
  3. Permita a região genital respirar e ficar ventilada durante todo o período.
  4. Utilize o gel no mínimo por 7 dias ou até os sintomas sumirem.

O gel do Aloe vera também pode ser refrigerado e aliviar ainda mais os sintomas da candidíase peniana nos casos de maior incomodo.

3. Vinagre de Maça Vivo

receita natural para candidíase masculina

O vinagre de maça orgânico vivo é um antifúngico natural capaz de controlar o pH da mucosa genital e inibir a Candida. Estudos extensos comprovam a eficiência do tratamento caseiro com vinagre para manifestações diferentes dos fungos.

Inúmeros casos de sucesso apontam o uso tópico do vinagre para tratar casos crônicos de pele também, incluindo os bacterianos. Além de ser um dos remédios mais antigos já registrados pela medicina.

Um estudo feito em 2018 demonstrou seu grande potencial inibitório até mesmo contra as especies mais resistentes da Candida. Sendo útil ainda para combater as infecções em outras áreas do corpo.

O que você precisará utilizar é o vinagre correto com uma diluição adequada em água. No caso, o vinagre de maça vivo é o produto que garante as propriedades terápicas capazes de combater a candidíase.

Instruções:

  1. Utilize 1 colher de sopa do vinagre de maça.
  2. Embebede o vinagre com um algodão e passe em toda a genital e áreas infectadas.
  3. Permaneça com o tecido peniano e qualquer área da pele com a solução por 15 minutos.
  4. Após isso, limpe-se com água morna em abundancia e seque-se bem.
  5. Repita o processo 2 vezes por 7 dias seguidos para ter os melhores resultados.

O vinagre de maça é de uso livre e você pode estender o uso dele caso tenha dificuldades para eliminar a infecção. Pois a estimativa de tempo para a cura pode varias dependendo da gravidade da balanite.

Obs.: Lembre-se que o vinagre pode ser corrosivo e exige certos cuidados. Isso envolve sua diluição em água, tempo na pele e higienização após o uso, mas caso você não se adapte a ele, é aconselhado suspender o tratamento.

Quanto Tempo Demora Para Curar a Candidíase no Homem?

A cura geralmente é rápida para a maioria dos casos de candidíase e dura apenas 1 semana, mas essa não é uma regra. Pois o fungo pode penetrar mais profundamente no epitélio, o que exige mais tempo de tratamento.

O tempo de demora para qualquer antifúngico conter as infecções depende de cada caso e organismo.

Todos somos semelhantes, mas de forma alguma somos iguais em nossa genética.

Da mesma forma, os fungos também tem suas peculiaridades e podem se tornar mais resistentes. Principalmente quando suas colonias já estão mais maduras no organismo.

Isso obriga o homem com candidíase a tomar precauções e cuidados por períodos maiores de tempo.

Mas saiba que os problemas mais complicados da candidíase nem sempre estão nos locais dos sintomas. Eles podem exigir uma investigação médica, principalmente quando a candidíase sempre se repete na vida do homem.

Veja nesse vídeo 3 fatores que fazem perdurar a infecção por candidíase no pênis:

Qual A Opção Contra A Candidíase Recorrente No Pênis?

A candidíase masculina pode ser pontual quando ocorre na mucosa peniana. Nesse caso, as receitas caseiras podem ser a solução definitiva desses problemas.

No entanto, a infecção peniana pode surgir do núcleo das colonias principais do fungo. Uma contaminação que acontece por causas mais profundas no corpo.

Nos casos mais complicados da recorrência e persistência desses fungos, a candidíase intestinal é a fonte principal da reinfecção. Dessa forma, o uso de remédios tópicos tornam-se apenas paliativos.

Isso significa que a Candida pode romper as linhas de defesa do corpo e passar para o canal urinário. Tornando necessário atingir a colonia principal no intestino e não somente na genital.

“Pelas explicações dadas aqui, deve ter ficado clara a importância de uma consulta médica e como ela nem sempre revela tudo. Assim como, tanto o tratamento convencional quanto natural podem vir a falhar.”

Sem uma busca, a candidíase recorrente pode permanecer um problema sem solução. Uma situação nada desejável, mas completamente contornável pela medicina natural e holística.

A medicina convencional remedia isso combatendo as colonias mais profundas da Candida com antifúngicos por via oral. Na grande maioria dos casos eles se mostram eficientes.

homem com candidíase olhando a genital infectada

Mas por causas ainda pouco conhecidas pela medicina, esses fungos vem mostrando maior resistência a primeira linha de tratamento. Apresentando-se super resistente ou até imunes aos antifúngicos do tipo “azol” tão famosos.

Isso obriga muitas pessoas a mudarem de estratégia e retornarem à natureza. Que tem como resposta para o problema o tratamento alimentar, que vem se mostrando a medida mais eficiente.

O método é famoso até mesmo para assuntos graves de candidemias. E caso você deseje corrigir definitivamente a forma que convive com os fungos do seu corpo, ele deveria estar no seu radar.

Artigo relacionado → Por Que O Melhor Remédio Para Candidíase Esta Na Alimentação?

Dicas Ao Tratar A Candidíase Masculina

Quando o homem é diagnosticado com a candidíase, ele deve manter alguns cuidados diários que fazem diferença no decorrer de qualquer tratamento.

Algumas dicas importantes são sobre:

  • As cuecas – Tente evitar usar cuecas de náilon e tecidos que retenham o calor do corpo. Use cuecas de algodão, de preferência samba canção.
  • O ato sexual – Durante o tratamento peniano, o correto é se abster de sexo até que os sintomas sumam. A fricção no ato sexual é suficiente para estimular a Candida e a dor ou inchaço são é resposta para isso.
  • Higiene pessoal – Limpe a genital apenas com água corrente, no máximo use um sabonete neutro ou então os próprios sabonetes para candidíase.
  • Alimentação – Diminua os doces, corte alimentos processados e dê preferência a proteínas magras. Você pode se beneficiar do que come para acabar com a candidíase mais rápido seguindo esses protocolos.
  • Psicológico – É importante compreender que o corpo é um reflexo da mente. Quando seu estado interno está bom e feliz, o corpo mantêm uma ótima química durante qualquer tratamento de saúde.

Quando essas dicas acompanham as receitas para a candidíase masculina apresentadas, podem surtir efeitos incríveis de recuperação. Algumas delas podem até mesmo proteger a sua saúde para sempre.

E você, já conhecia ou experimentou algumas das receitas mostradas aqui?

Então comente a sua experiencia e compartilhe também esse artigo. Ele pode ajudar outros homens buscando alternativas naturais contra a candidíase também.

tratamento da candidiase
tratamento da candidiase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *